segunda-feira, 1 de abril de 2013

Alto do Rodrigues comemorou no último dia 28 de março 50 anos de Emancipação Política – veja a sua trajetória política

Joaquim Rodrigues Ferreira- Fundador de Alto do Rodrigues
Joaquim Rodrigues Ferreira era filho do português Manoel Rodrigues Ferreira e da Brasileira norte rio-grandense Isabel Rodrigues Ferreira.  Nasceu na fazenda Boa Vista, do município de Pendências, a 26 de outubro de 1827. Casou-se, em primeiras núpcias, com Generosa Rodrigues da Silveira, em 15 de setembro de 1857.  Desse consórcio, houve 06 filhos, Enviuvando em 15 de maio de 1869, contraiu casamento, pela segunda vez, com Ricardina Rodrigues Cavalcante, em 21 de outubro de 1873, havendo ainda 16 filhos. Fazendeiro e agricultor, dedicou-se particularmente ao comércio, no qual fez fortuna e conquistou amizades. Político, militou sempre ao lado do Partido Conservador, período monárquico, tendo como chefe o padre João Manoel de Carvalho. A sua influência política estendia-se da cidade de Macau ao Baixo-Açu, onde contava com grande número de amigos e correligionários.  Coronel da Guarda- Nacional, exerceu o cargo de Administrador da Mesa de Rendas Estaduais de Macau, sendo ainda nomeado, em 1871, terceiro suplente de Juiz Municipal do Termo de Angicos, cargo que não ocupou por não ter solicitado em tempo o respectivo título. A sua fisionomia era calma, serena e sossegada.  Era realmente um homem na legítima recepção do termo. Faleceu em 23 de março de 1904, e sua fazenda "Alto do Rodrigues" e foi sepultado no dia seguinte, no cemitério público esta cidade.  Joaquim Rodrigues faleceu com 77 anos de idade
Joaquim Rodrigues - fundador


Dos 22 filhos de Joaquim Rodrigues Ferreira, os mais conhecidos são Rosa Rodrigues, Francisco Rodrigues Ferreira e Álvaro Rodrigues Ferreira, este último foi pai de Abelardo Rodrigues, que por sua fez teve dez filhos, entre eles o mais conhecido e que leva seu nome e muitas lições de vida. Abelardo Rodrigues Filho, prefeito desse município por cinco mandatos.





Alvaro Rodrigues - filho


















(Terceira geração dos Rodrigues) Homem do "sim, sim", "não, não", Abelardo Rodrigues chegou a ser um dos mais ricos da região.
Abelardo Rodrigues - filho de Joaquim Rodrigues


















(Quarta geração dos Rodrigues) Governou o Alto do Rodrigues quatro vezes, e agora no seu quinto mandato,  Abelardo Rodrigues Filho.

















(Quinta geração) Abelardo Neto é jornalista, apaixonado por política e bisneto de Álvaro Rodrigues.

















(sexta geração) Abelardo Rodrigues Bisneto, tataraneto de Álvaro Rodrigues.
















Texto baseado no livro de Gilberto Freire de Melo "Alto do Rodrigues, uma história de amor e de Progresso".
Postado por conexao na net 

Nenhum comentário:

Postar um comentário